Pão de Cerveja
Pão é unanimidade na mesa dos brasileiros. Cerveja é a bebida nacional. Que tal unir essas duas delícias? Na Inglaterra, os irmãos Tom e Henry Herbert, conhecidos como “The Fabulous Baker Brothers”, embarcaram nessa missão. Durante um mês e meio, eles trabalharam desenvolvendo seis receitas de pães inéditas – cada uma inspirada em uma cerveja. “Quando nos convidaram para esse projeto, a gente demorou uns 40 segundos para aceitar”, brinca Henry. “Nós amamos cerveja e amamos pão, então este é o trabalho dos sonhos”. O resultado foi apresentado ao público na Beer Bakery, uma padaria temporária em Londres onde os clientes experimentaram as combinações perfeitas.
As cervejas escolhidas estão entre as favoritas de todo bom cervejeiro: Stella Artois, Budweiser, Leffe, Becks Vier, Hoegaarden e Corona. Os irmãos aprenderam o processo de produção das bebidas e os ingredientes principais primeiro, para só então começarem a desenvolver suas receitas. Mas se engana quem pensa que eles apenas misturaram cerveja na massa. “A gente não queria fazer uma coisa preguiçosa e nem desperdiçar bebida: cerveja é para beber!” diz Henry, antes de explicar como combinaram ingredientes únicos de cada cerveja em fórmulas clássicas para criar receitas especiais. Uma delas, desenvolvida pelo bisavô da dupla, era segredo de família – até agora. “Nós ficamos impressionados como algumas cervejas possuem ingredientes tão simples e naturais. Nós também não usamos muitos ingredientes nas nossas receitas, e essa simplicidade gerou resultados interessantes”, explica Tom.
Cada cerveja um pão diferente Desta forma, da Stella Artois foi criado o Spelt and Barley Pineapple Soda Bread, um pão mais encorpado, com trigo vermelho, cevada e uma pitada de abacaxi. A famosa Corona Extra deu origem ao Sea Salt and Lime Encrusted Cornbread, um pão de milho que tem aparência de um bolo e é até decorado com rodelas de limão. Becks Vier foi a inspiração para o Apple, Walnut, Barley & Malted Wheat Seeded Loaf, uma deliciosa combinação de maçã, nozes e diversas sementes.
A laranja da fórmula original da Hoegaarden pode facilmente ser notada no excelente Spiced Orange and Coriander All Butter Brioche. Da intensa Leffe nasceu o Blond Sourdough, um pão maior, bonito e assado em forno de pedra. Já a Budsweiser, mais leve e suave, foi escolhida para transformar uma receita de mais de 400 anos no Bud Tiger Bread, um pão feito com o mesmo arroz usado na cerveja e enfeitado com uma casca crocante tigrada.
E como ficam as combinações? Tom garante que o brioche de Hoegaarden é perfeito para hambúrguer, enquanto Henry diz que os brasileiros devem aprovar o pão da Corona com churrasco “pelo toque mexicano”. Embora os pães não possam ser entregues no Brasil, as receitas criadas para a Beer Bakery estarão disponíveis no site da dupla nos próximos dias para quem quiser se arriscar (www.thebeerbakery.co.uk). Os irmãos, que já conhecem a criatividade brasileira na cozinha, se dizem ansiosos para ver os resultados. Estão dispostos até a tirar dúvidas via Twitter e Instagram. “Se eu ver uma foto de alguém no Brasil com um dos pães que a gente criou, meu trabalho estará completo”, empolga-se Henry. “A gente costuma dizer que existem quatro ingredientes indispensáveis para um pão perfeito: farinha, água, tomilho e paixão”, afirma Tom. “Se vocês amam cerveja e pão como nós, vai dar tudo certo”.
Fonte: Site Globo.com
Link: http://g1.globo.com/especial-publicitario/somos-todos-cervejeiros/noticia/2016/01/padeiros-ingleses-criam-paes-inspirados-em-seis-cervejas.html
Acesso: 21/10/2017 às 21:20h