A origem do sagu
Sagu é uma fécula extraída de várias espécies de palmeiras como a Metroxylon sagu, e utilizada como alimento básico no Extremo Oriente, feito a partir do amido processado encontrados no interior do tronco do Saguzeiro.
Sagu de tapioca, ambos são grãos de amido, mas a tapioca é feita a partir da raiz da planta. São semelhantes, mas não são idênticas, quando utilizado nas receitas. O saguzeiro costuma crescer muito rapidamente cerca de 1,5 m por ano, nas planícies e pântanos de água doce dos trópicos. O sagu brasileiro é feito de fécula de mandioca, que por sua vez é um subproduto da moagem do tubérculo para a confecção de farinha.
No sul do Brasil o sagu é servido como sobremesa, feito com vinho, leite, suco de laranja ou suco de abacaxi O SAGU também é usado em artesanatos, com adição de corantes, essências e fixador para sabonete e festas infantis, 15 anos, embalados em um tipo especial de tecido como sachês para lembrancinhas de casamentos.
O sagu é feito da seguinte forma: Corte da palmeira o sagu; Abrir o tronco; Tritura para liberar o amido; Lava-se para separar o amido; Coleção do amido cru suspensão numa resolução de recipiente. O amido é então cozido (resultando em um produto semelhante ao pão ou uma panqueca) ou misturado com água fervente para formar uma espécie de goma.
Fonte: Blog Nehioliver
Link: http://nehioliver.blogspot.com.br/2011/09/origem-do-sagu.html
Acesso: 17/10/2017 às 20:56h